Imprimir

Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem: abordagem teórica

Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica

Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica

Resumo: O artigo apresenta os requisitos da acessibilidade Web que podem orientar o designer instrucional quando da escolha de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) utilizados na interação de professores e alunos em cursos on-line e, por meio dos quais alunos entram em contato com conteúdos, atividades de aprendizagem e avaliações.  O design instrucional exige múltiplos conhecimentos e se realiza na interação com várias áreas, tais como o design de interface, a arquitetura da informação e outras. O designer instrucional é aquele que faz a mediação entre as teorias pedagógicas e a tecnologia propondo estratégias para que os objetivos da aprendizagem se realizem. Ele deve centrar as estratégias na audiência praticando o design para todos. A partir da abordagem teórica, o presente trabalho pretende colaborar para minimizar as dificuldades de acesso em AVAs e auxiliar na inclusão digital de usuários com inabilidades.

Palavras chave: acessibilidade, interação humano computador, design instrucional

Revista Infodesign

Artigo

 

Virtual Nucleus for Collaborative Studies about Education through Design

Virtual Nucleus for Collaborative Studies about Education through Design

Abstract:  This paper describes the Collaborative Virtual Learning Nucleus (CVLN) about Learning Through Design development and implementation within a project at the Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil. The theories supporting the pedagogical approach Learning through Design is presented. The interactive and collaborative tools of a Learning Management System (LMS) aiming the plain functionality of the Nucleus were analyzed.

Key words: Learning through design, virtual learning environment, design

Baixar pdf