Imprimir

Estratégia online para capacitação de professores em Aprendizagem por meio das HQs: Abordagem Centrada na Educação Através do Design (EdaDe)

Resumo
As histórias em quadrinhos (HQs) reservam um potencial para facilitar a
aprendizagem de conteúdos curriculares e o seu uso é recomendado pelos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta recomendação a
atividade passou, então, a ser mais aplicada em sala de aula, mas sem que os
professores tenham sido preparados para explorar todas as possibilidades que as
HQs podem oferecer na aprendizagem. As HQs encontram-se no domínio do design
gráfico com processos próprios de criação e produção que quando aliados às
práticas didático-pedagógicas adequadas podem produzir a interdisciplinaridade tão
necessária à educação do nosso tempo e do futuro. Compreendeu-se, assim, que a
capacitação de professores é uma das práticas favoráveis para a disseminação da
aprendizagem por meio das HQs e que a Educação Através do Design (EdaDe)
proporciona a base pedagógica necessária para a aplicação das HQs em sala de
aula. Tendo em vista, a iniciativa do Governo Brasileiro em suprir a formação inicial
e continuada de professores em exercício, com a utilização cada vez maior da mídia
on-line, acredita-se que iniciativas nesse sentido venham somar esforços para o
aprimoramento dos métodos e técnicas de aprendizagem nesta modalidade. Assim,
a pesquisa aqui empreendida pode contribuir para o compartilhamento do
conhecimento acadêmico e corporativo. Diante do exposto e das exigências da nova
sociedade do conhecimento — atualização continuada dos profissionais — propõe-
se a capacitação de professores on-line, em aprendizagem por meio das HQs. Neste
trabalho efetua-se o estudo sistemático sobre as HQs, a formação de professores no
Brasil e os modelos da educação on-line, bem como, desenvolve-se uma estratégia
a partir do planejamento e implementação da experiência prática da capacitação de
professores. Utiliza-se ainda, a pesquisa qualitativa apoiada, em parte, por dados
colhidos através de questionário. Este estudo resultou no desenvolvimento de uma
estratégia de capacitação on-line para tornar professores capazes de aplicarem a
aprendizagem por meio das HQs, com o conseqüente usufruto dos alunos e das
instituições de ensino que passam a contar com uma alternativa de enriquecimento
à educação.

Palavras-chave: História em Quadrinhos. Capacitação de professores. E-learning.

Publicação